segunda-feira, 6 de maio de 2013

A Indústria da Música e a Pirataria

*Texto publicado em: http://www.piccininiserrano.com.br/a-industria-da-musica-e-a-pirataria/


Segundo estudo publicado pelo Centro de Pesquisa Conjunta da Comissão Europeia, que consultou os hábitos de 16 mil usuários Europeus, baixar música ilegal não causa danos à indústria da música
A era digital vem desnudando drásticas mudanças na relação entre a indústria da música que sentiu, na última década, uma considerável queda em suas vendas, e os hábitos de seus usuários-consumidores, que atraídos pela facilidade dos downloads ilegais, teriam deixado de consumir músicas licenciadas. Este pensamento, entretanto, que nutriu o imaginário de todos especialistas, nos últimos tempos, pode não se confirmar cientificamente.
Segundo estudo publicado pelo Centro de Pesquisa Conjunta da Comissão Europeia, que consultou os hábitos de 16 mil usuários Europeus, baixar música ilegal não causa danos à indústria da música. Ao contrário, muito do que é consumido de forma legal, não teria sido comprado se a pirataria não estivesse presente. Isso porque, ao que tudo indica, consumidores que compram músicas digitais usam o download ilegal como uma amostra daquilo que desejam adquirir.
De fato, um dos maiores êxitos da indústria da música, conforme consta na conclusão do estudo, parece ter sido o de abraçar a era digital e as suas muitas oportunidades de negócios. Na verdade, desde que a indústria da música se inseriu nas vendas digitais (iTunes, em 2003), as receitas de música digital licenciadas aumentaram mais de 1000%, durante o período 2004-2010, nos Estados Unidos, e cerca de 8% no mundo em 2011 (IFPI, 2011, 2012).
Leia o estudo, na sua íntegra, através do link: ftp://ftp.jrc.es/pub/EURdoc/JRC79605.pdf.
*Por Maurício Brum Esteves
** Fonte imagem: stock.xchng

Nenhum comentário:

Postar um comentário