segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Como usar um Elevador...



Tenho percebido que algumas pessoas estão encontrando enormes dificuldades em utilizar tão fantástico artefato que é o elevador. Se pudesse escutar os pensamentos alheios, juro que ouviria um "ai meu Deus!! Como  uso essa coisa?"

O desespero começa no momento em que ela se depara com aquela quantidade “espantosa” de botões (dois). A pessoa não sabe qual apertar para subir ou descer! Na dúvida, óbvio, aperta os dois. 

O incrível é que os problemas desta pessoa não param por aí, continuam no momento em que o display eletrônico do elevador acusa sua aproximação do andar desejado: "será que ele vai parar mesmo? Será que ele vai passar reto? Será que...?". 

Quando, finalmente, o elevador chega ao andar desejado, e abre suas portas, quase que como um passe de mágica, incrédula do ocorrido, a criatura projeta-se com uma velocidade assustadora para dentro, quase que como se fosse caçar o elevador fujão.  

Por isso, com o fito de esclarecer alguns procedimentos "sociais" a respeito de como se utiliza um elevador, bem como facilitar a vida de pessoas que assim agem, aí vão algumas dicas:

1º A Arte de usar um elevador é muito simples. De início, pode parecer que se trata de uma máquina futurista e complexa, mas não é! Para utilizar um elevador,  aproveite a lógica mais elementar que conhece. A mesma que os cientistas usam nos Macacos. Quadrado no quadrado, retângulo no retângulo... para cima, sobe e para baixo, desce. 

Simples, não!

2º Não tente mandar no elevador. Se este texto é novidade para você, provavelmente o elevador é mais esperto. Não tente enganar ele apertando os dois botões, subir e descer, se você quer apenas subir. Não importa se o elevador está no 10º andar e você no Térreo. Pense sempre no que você quer fazer. Quero subir? Aperta para cima. Quero descer? Aperta para baixo. 

Assim, por exemplo: se você está no andar Térreo, o elevador no 6º andar, e você quer ir ao 7º andar, o botão correto é a flecha para cima. Repare que o elevador vai descer para te pegar e vai subir novamente. Ou seja, para você que pensava que teria que apertar o botão para baixo, já que o elevador terá que descer para te apanhar, ledo engano! O elevador está uma jogada na sua frente!

Se, no mesmo exemplo anterior, você quer descer para o subsolo, o botão correto é a flecha para baixo. Grife-se, neste último exemplo, que a opção pela flecha para abaixo é apenas uma coincidência da sua vontade com o trajeto do elevador, que terá que descer até você e até o andar que deseja. 

Deste modo, na hora de apertar um dos dois botões do elevador, pense sempre para onde você quer ir! Só isso! Não tente mandar no elevador.

3º Salvo algumas exceções, pode-se confiar plenamente no display eletrônico do elevador. Normalmente ele acusa o certo! Não se surpreenda quando ele abrir as portas no andar em que o display acusava que ele estaria. Não é mágica alguma! Por isso, não é necessário atropelar a todos e sair correndo para dentro do elevador. Ele é muito receptivo e aposto que irá esperá-lo entrar para fechar suas portas e seguir viagem tranquilamente.

4º Por derradeiro, resta a questão da ordem em que as pessoas entram e saem do elevador. O elevador não é para uso exclusivamente seu. Por isso, provavelmente, quando ele abrir suas portas terão pessoas em seu interior. Algumas delas irão querer sair, por já chegarem ao andar desejado. Espere as pessoas  saírem para, logo em seguida, você  entrar.

Reitera-se, não é necessário atropelar ninguém. Primeiro quem está dentro sai. Depois, quem está fora entra. Nesta ordem!

Espero poder ter ajudado, facilitando a vida de todos. Qualquer dúvida, estou aqui para saná-la!

* Fonte da Foto: http://niqueneime.wordpress.com/category/besteira/

17 comentários:

  1. Meu caro afilhado, teu post sobre a arte de usar um elevador, esta maravilhoso, mas digno de um engenheiro. Você, como um quase advogado, expert das ciências ditas humanas, devria ter conversado com um usuário para saber mais. Eu fiz isso. A resposta que recebí: " ...se quero o elevador desça, eu aperto o botão com a seta para baixo... Mesmo que eu queira subir, hora bolas!".
    Entendeu? Se não entendeu é melhor ir fazer engenharia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o cara do blog é teu afilhado mesmi Gilson?????? rsrsrsrs....

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  2. mais uma dúvida, se quiser ir por exemplo no 8 andar e ja tiver uma pessoa indo para 5 andar, eu preciso apertar ja na entrada que quero ir para o 8 andar? ou espero a pessoa ir para o 5? ou o elevador programa exemplo vai primeiro para o 5 e depois até o 8? obrigado!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nao espere o elevador chegar no 5 entre e aperte o andar desejado

      Excluir
    2. Se você esperar chegar no quinto para selecionar sua opção (8º andar) pode acontecer de alguém o chamar do terreo, por exemplo. Daí ele vai descer de novo. Aconselho que, por ordem de acesso ao elevador todos já marquem seu destino. O elevador vai fazer por ordem.

      Excluir
    3. Por exemplo. Se o elevador estiver no 9 andar. Eu for para o 6 e você para o 5. Sendo que você já apertou que vai para o 5, eu tenho que apertar em seguida que vou para o 6, ou tenho que esperar ele ir para o 5, para depois subir de novo para o 6?

      Excluir
  3. Se já tiver pessoas dentro do elevador o que faço? Para ir para o andar desejado?

    ResponderExcluir
  4. adorei..... estava procurando alguma coisa assim, bem explicativa, para por no elevador do meu prédio..... perfeito! sempre tem aqueles que apertam as duas setas.... e haja paciênciaaaaaaaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehehe...por favor, mande fotos do texto no elevador que eu divulgo no Blog este seu importante gesto (humanitário) de conscientização pública...a nobre arte de utilizar um elevador hehehe! Obrigado! Abraço.

      Excluir
  5. Preciso apertar algum botão para o elevador abrir a porta quando eu for entrar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou no primeiro andar como saber onde o elevado está no momento

      Excluir
  6. Sim. Tem dois botões do lado de fora do elevador ; subir /descer, indicados por uma seta . Ao entrar no elevador selecione o seu andar.

    ResponderExcluir
  7. Se estou no nono andar quero ir pro térreo qual será apertar pra o elevador parar onde eu estou pra eu entrar?

    ResponderExcluir
  8. Gostaria de saber se é correto entrar no elevador e já marcar o meu andar se ainda tem outras pessoas para entrar. Não corre o risco da porta fechar quando uma pessoa vai entrar e machacá-la?

    ResponderExcluir