segunda-feira, 12 de setembro de 2011

As palavrinhas mágicas...

Ainda quando criança, fui educado - se não me falha a memória - que existiam algumas “palavrinhas mágicas” que deveriam ser usadas em circunstâncias do nosso cotidiano: "por favor", "obrigado", "desculpa", "com licença", "pois não", etc. Na mesma linha de um post anterior, Como usar um elevador..., acredito que as pessoas estão encontrando dificuldades em utilizar estas palavras ou não foram preparadas para dizê-las . Por isso, resolvi escrever esta homenagem às antigas, ultrapassadas e "demodê" palavrinhas mágicas!!

Vou dar um exemplo para esclarecer...

Quando vou ao cinema, gosto de sentar nos acentos que se localizam nas pontas das fileiras para pode esticar as pernas. Uma vez, já sentado esperando o filme começar, uma moça se aproxima de mim com a intenção de passar, e, assim, se acomadar lá pelo meio da fila. Fintei seus olhos e esperei que a moça proferisse a palavrinha mágica: "com licença, poderia passar, por favor". Juro que não precisava ser nada tão formal. Um mísero "por favor" já bastava!! Mas nenhuma palavra saiu de sua da boca!  Ela, flagrantemente, não sabia da existência das palavrinhas mágicas.

De repente, usá-las esteja um pouco "demodê". Quem sabe as palavrinhas mágicas tenham até sido derrogadas pelo legislador social, que somos todos nós. De repente... de repente... de repente! No entanto, quem quiser alguma coisa de mim terá que usá-las. Sem as palavrinhas mágicas eu não funciono! A sorte desta moça é que ela estava acompanhada por alguém que as conhecia. O namorado tinha conhecimento da existência das tão antigas palavrinhas. Por isso desloquei as pernas e os deixei passar. Se não fosse por ele, aposto que ela não teria conseguido assistir ao filme na mesma fila que eu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário